quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sacolinhas ecológias um bem mesmo?

A nova lei das sacolas, a Lei Nº9529/08, acabou levantando algumas dúvidas para os consumidores belo-horizontinos. Resolvemos, então, trazer alguns esclarecimentos para o nosso blog.

Sacolinhas que existem no mercado:

As sacolas plásticas convencionais são fabricadas com polietileno, produto derivado do petróleo que demora até 500 anos para se decompor. Ao serem descartadas incorretamente acabam por se transformar, além de um problema ambiental, num grave problema social e urbano, pois poluem rios, matas e córregos, entopem bueiros, provocam inundações, poluem os lençóis freáticos e liberam toxinas prejudiciais à saúde humana.

No caso das sacolas oxi-biodegradáveis, os aditivos utilizados em sua composição aceleram a fase de degradação/fragmentação. Esses aditivos oxidantes, porém, contêm em sua formulação componentes químicos que, após o processo de degradação do material, deixam resíduos que podem ser prejudiciais ao homem e ao meio ambiente.
 O uso destes aditivos também pode criar e potencializar outros danos ambientais, uma vez que pequenos fragmentos de plásticos, resultantes do processo de degradação, são facilmente carregados pelo ar para outros lugares como rios, lagos, mares e demais sistemas.

Já a sacola biodegradável é feita basicamente de amido de milho, uma matéria-prima de fonte renovável, e demora apenas seis meses para se decompor integralmente, transformando-se em adubo. Por isso, é também chamada de sacola 100% compostável.

A sacola biodegradável, portanto, representa a solução mais ecologicamente correta existente hoje, em termos de sacola plástica, e será a única aceita por lei. O modelo recomendado suporta até 6 kg e possui poucos fabricantes no mercado com as certificações nacionais e internacionais necessárias para a fabricação do produto.


Mas vale lembrar que, a melhor maneira de se estimular a redução do consumo de algo e também a mudança de comportamento é estabelecer valor para o hábito. Ao ter que pagar pela sacola descartável compostável, o consumidor será estimulado a consumir o mínimo necessário ou abandonar o uso dela, utilizando sempre sua sacola retornável para fazer suas compras.

Veja como é feito a sacolinha retornável:

Nenhum comentário:

Postar um comentário